Galeria dos Mártires - Augusto C. Sandino

AUGUSTO C. SANDINO
Lider Nicaraguense
NICARAGUÁ * 21/02/1934

Augusto C. Sandino; nasceu em Niquinohomo, Nicarágua, 1893. Líder da guerrilha nicaraguense que lutou tenazmente contra a ocupação e intervenção dos EUA para forçar os Estados Unidos a retirar suas tropas da Nicarágua. Depois de seu assassinato pelo então chefe da Guarda Nacional, Anastasio Somoza, Sandino tornou-se a referencia ideológica da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e a revolução promovida por este movimento que, anos mais tarde, iria acabar com a ditadura Somoza.

De origens muito humildes, ele trabalhou como mineiro na Nicarágua, Honduras e México. Em 1926, regressou ao seu país, ocupado desde 1916 por soldados norte-americanos que defendem os interesses das empresas de frutas norte-americanas. Optou por defender a independência nacional, afetado pelo acordo Bryan-Chamorro e com a assinatura do tratado de Stimpson-Moncada. Então ele reuniu um grupo de guerrilheiros e pegaram em armas.

Durante seis anos ele e tantos outros guerrilheiros lutaram contra as tropas de diferentes governos apoiados pelos Estados Unidos no final dos quais ele tinha conseguido unir em torno de cerca de três mil homens e mulheres, e ganhou a admiração popular. Organizado sob a sua liderança, os guerrilheiros rebeldes refugiaram-se nas florestas de Nueva Segovia, onde se tornou praticamente invencível.

Tendo falhado em derrota, o presidente americano Herbert C. Hoover ordenou a retirada das tropas da Nicarágua, que, juntamente com a eleição de Franklin D. Roosevelt como presidente dos Estados Unidos, voltou-se para Sandino para negociar com o governo da Nicarágua a deposição das armas e retornar à vida civil (1933).

No entanto, seu prestígio político ainda era uma ameaça para os líderes do país, portanto, depois de aceitar um convite para participar do palácio presidencial, foi emboscado e morto por Anastasio Somoza, chefe da Guarda Nacional e sobrinho do ex-presidente José María Moncada.

Porém, a morte do líder não significa o desaparecimento de seu movimento, e seu nome foi alterado para incorporar a luta de libertação na Nicarágua. O alinhamento político Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), criado em 1962, foi estabelecida como uma continuação das ideias de Sandino e focado suas atenções para a derrubada do Somoza através da luta armada, um objetivo que ele alcançado em 1979.

Frases dita por Sandino:

“Recebi a sua comunicação ontem e eu entendi. Não me renderei e aqui os espero. Eu quero pátria livre ou morte. Eu não tenho medo: conto com o ardor do patriotismo daqueles que me acompanham. Pátria e Liberdade”.

“Nosso exército, pela magnitude da sua luta, constitui uma autoridade moral continental, e no âmbito de simpatia para com o nosso exército no mundo, produziu a completa expulsão dos piratas americanos na Nicarágua”.

“Vamos ir para o sol da liberdade ou a morte; e se morremos, a nossa causa seguirá viva. Outros nos seguirão”.

"A minha maior honra é que surgi de dentro dos oprimidos, que são o coração e a alma da raça."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu