Galeria dos Mártires - Victor Gálvez

VICTOR GÁLVEZ
Promotor dos Direitos Humanos e Mártir
GUATEMALA * 24/10/2009

Victor Gálvez, catequista, promotor dos Direitos Humanos, assassinado por sua resistência às mineradoras multinacionais e de eletricidade. 

Era um homem humilde, catequista em sua comunidade, co-fundador da pastoral da juventude em Malacatán com seus irmãos Emilio e Noelia, incansáveis apoiadores das atividades da juventude católica.

Ele também foi líder da frente de resistência em defesa dos recursos naturais. Como muitos em seu país, lutou pela nacionalização da eletricidade no departamento de San Marcos, lutou pela criação de uma empresa municipal sólido e pela expulsão da União FENOSA desta pátria amada para acabar com uma era de abuso e encargos excessivos contra um povo que sofria com a fome e a justiça.

Victor era uma pessoa amiga, dinâmica e muito consciente de sua realidade e a de seu povo. O seu "pecado" foi utilizar seu tempo e esforço para causas legítimas de seu povo. Sua firme convicção católica o levou a viver a radicalidade do Evangelho em que ele acreditava firmemente.  Ele tinha em seu coração a vida de Jesus, em seu peito uma cruz e em sua mente o convite que Jesus lhe fazia: "O compromisso, em favor da equidade social, da paz, da soberania e da dignidade de seu povo", legado este que Victor deixou para os guatemaltecos continuarem na busca justa pela dignidade humana.

Embora os assassinos e criminosos, pessoas de colarinho branco e forças obscuras que realizaram este assassinato covarde pensam que silenciou Victor e o povo, na verdade fizeram renascer mais forte o desejo por justiça do povo guatemalteco. 

O martírio de Victor contribuiu para reafirmar a convicção de que lutar pelas as causas  do povo espoliado e massacrado é sim Causas do Reino, Causas de Jesus.

Victor, seu sangue derramado, se tornou para nós semente de libertação!

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu