Galeria dos Mártires - Pe. Maurício Maraglio

Pe. MAURÍCIO MARAGLIO
Mártir da Luta Pela Terra
SÃO MATEUS-MA * 28/10/1986

Padre Maurício Maraglio, missionário italiano, chegou ao Brasil em 1983 para colaborar com o Pe. Carlos Bergamaschi nos serviços pastorais na Paróquia de São Mateus, Diocese de Coroatá.

Pe. Carlos era responsável pela CPT, Comissão Pastoral da Terra, criada por volta dos anos 1975, logo depois da chegada do Pe. Mauricio, ele começa a assumir os trabalhos da CPT.

Os conflitos por terra na região eram constantes, e no ano de 85 somente na região de São Mateus foram assassinados 22 camponeses.

No dia 10 de maio de 86 um pistoleiro matou o Pe. Josimo Tavares enquanto ele entrava na casa da CPT, na cidade de Imperatriz do Maranhão.

No dia 28 de outubro de 1986, mataram o Pe. Maurício, em circunstancias nunca esclarecidas. A imprensa dos latifundiários Sarnysista, descreveu Maurício como "Um agitador", possivelmente pelo fato dele estar sempre ao lado dos pobres, lutando pelos seus direitos, orientando a buscarem seus direitos.

Certamente o martírio do Pe. Maurício esta intrinsecamente ligado a sua luta pela terra e defesa dos direitos do povo a partir do Evangelho de Jesus.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu