Galeria dos Mártires - Ir. Antonio Bargiggia

Ir. ANTONIO BARGIGGIA
Mártir da Solidariedade
BURUNDI *03/10/2000

Antonio Bargiggia, italiano de Milão de 43 anos, Missionário leigo da Associação Amigos dos Pobres, foi assassinado no dia 3 de outubro de 2000, quando viajavam com um Land Rover nas estradas de Burundi, África Central.

Durante vinte anos dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres de Burindi.

Morava em um barraco, sem eletricidade e sem água. O carisma da comunidade a qual ele pertencia era viver o Evangelho no meio dos pobres e abandonados, seguindo os passos de Jesus de Nazaré, sendo pobre entre os pobres.

Era uma pessoal sempre e amigável, ajudava a todos, estava sempre pronto ao serviço, a cuidar dos leprosos, prisioneiros e refugiados.

Ele segue na memória do povo pela sua dedicação a reconciliar os grupos étnicos e sua proximidade com os prisioneiros, os pobres em geral.

O Cardeal Carlo Maria Martini na homilia da missa de despedida disse: “O amor por Jesus Cristo e pelos pobres foi o motivo que tem caracterizado toda a vida deste nosso irmão. Foram vinte anos de serviço e dedicação, sendo coerente com sua vocação. Em um país devastado por terríveis guerras étnicas e massacres sem fim, ele estava ao lado de todos e preferencialmente, entre os presos, trancados em condições desumanas”.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu