Galeria dos Mártires - Pedro Martinez e Jorge Euceda

PEDRO MARTÍNEZ e JORGE EUCEDA
Mártires da Verdade
EL SALVADOR * 28/09/1990

Pedro Martinez e Jorge Euceda, Jornalistas. Mortos em um “suspeito” acidente de carro no departamento de San Vicente. Pedro, 28 anos, era é diretor da revista SEMANA e Jorge colaborador do DIÁRIO LATINO.

Pedro estudou jornalismo na Cidade do México e exerceu sua profissão nesta cidade, onde viveu entre 1982 e 1988. Ano de voltar para El Salvador para contribuir para a libertação do seu povo a partir do jornalismo. No México, ele tinha trabalhado no Centro Nacional para a Comunicação Social - CENCOS - como chefe da seção latino-americana da revista IGLESIAS.

E em El Salvador, ele continua como correspondente da mesma revista e também do jornal mexicano, o PROCESSO.

O bispo auxiliar de San Salvador, Gregorio Rosa, denuncia que, de acordo com a autópsia nos corpos dos jornalistas, são encontrados vestígios de chumbo no olho direito de Pedro, assim como um ferimento no crânio e uma costela quebrada. Sinais difícil de justificar dada a forma como o acidente aconteceu. CENCOS lamentou profundamente a morte de Pedro e Jorge, “dois lutadores da verdade no serviço do povo salvadorenho”.

A Igreja exige que as autoridades investiguem o acidente. 

Pedro e Jorge, dois rapazes entregues a seu povo através da palavra escrita, são um símbolo de tantos servidores anônimos, mártires de El Salvador.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu