Galeria dos Mártires - Padre Maurício Lefèbvre

Pe. MAURÍCIO LEFÈBVRE
Mártir da Justiça e da Paz
BOLIVIA * 21/08/1971

Padre Maurício Lefèbvre, missionário oblato, nascido em Montreal, Canadá, em 6 de Agosto de 1922. Em 1953 foi em missão para a Bolívia. Sua primeira atividade foi desenvolvida como pároco em Llallagua. Deixou sua terra e adotou como seu povo os mineiros bolivianos.

No ano de 1971, em La Paz, o Coronel Hugo Banzer Suarez efetiva um golpe de Estado contra o governo de Juan José Torres. A Bolívia se estremeceu pelas incontáveis vitimas, em muitos lugares houve enfrentamento, mortos e feridos.

Como membro da cruz vermelha recebeu um telefonema, uma jovem havia sido ferida pelos militares, ele foi ao encontro da jovem. Ao descer a rua foi reconhecido pelos militares que começaram a atirar. Mais de 32 marcas de bala foram encontradas em seu carro. O povo emudecido e aflito testemunha os últimos suspiros daquele que ao entardecer do dia 21 de Agosto de 1971 foi atingido por estilhaços de bala. O povo impedidos pelos militares de retirar o corpo do padre, precisaram esperar a noite para cortarem a eletricidade e retirar o corpo.

Mataram o Padre Maurício, mas o ideal proposto por Jesus tornou-se realidade e seu sangue germinou no coração de milhares de bolivianos que, sedentos de paz e justiça, lutaram para derrubar o império da morte configurado no regime militar.

Testemunha fiel que se entregou por amor para socorrer à jovem, não por vitimismo, mas por compaixão da pessoa ferida e de seu povo dilacerado. “Não existe maior amor do que dar a vida pelos amigos” (Jo 15,12-13)

Padre Maurício, missionário fiel seguidor de Jesus, enfrentando as estruturas de morte e opressão na busca da edificação do Reino, por Ele inaugurado (Lc 4,14-22), na certeza da vitória dos povos na América Latina. Viveu coerente sua opção à Igreja dos Pobres, impulsionada pelo Concílio Vaticano II. Deu testemunho do Evangelho.

Ele deixa para a Igreja o legado do testemunho de que abraçar a Cruz em Jesus Cristo é viver o projeto de Reino de Paz e Justiça, (Mt 25,31-46).

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
adaptado da Revista Nossas Noticias, Edição 148 JUL-AGO 2013, missionários Oblatos de Maria Imaculada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu