Galeria dos Mártires - Ana María Castillo

ANA MARÍA CASTILLO
Mártir da Justiça
EL SALVADOR * 17/01/1981

Ana María Castillo Rivas "Eugenia", 31 anos, casada e mãe de uma filha, militante cristão, guerrilheira, mártir da justiça em El Salvador.

Militante da Juventude Estudante Católica (JEC) e Ação Católica Universitária Salvadorenha (ACUS), membro da direção das Forças Popular de Libertação (FPL), assassinada em uma emboscada do exército.

Desde sua adolescência viver um cristianismo de profunda sensibilidade social. Estudante de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Salvador, militou em organizações de jovens que a ajudou a esclarecer suas ideias, sentindo a necessidade de estar ligada mais aos pobres. Em 1974, colabora diretamente com os camponeses em Aguilares e Suchitoto. Sua clara visão política, sua capacidade organizativa e seu caráter fraternal contribuem para a consolidação da Federação dos Trabalhadores do Campo (FTC). Com os camponeses participa em greves e manifestações e com eles sofre repressão em todas as suas formas.

Em 1975, vendo esgotadas todas as soluções pacíficas para que os pobres tenham justiça, ela se juntou à luta armada na FPL, integradas ao FMLN – Frete Farabundo Martí para a Libertação Nacional. Em l976 ela se casou com Javier, também um militante cristão e revolucionário, e em l979 tem uma filha, que enchem de carinho.

Ana Maria, "Eugenia" quanto passa a clandestinidade, cai em combate desigual ao cumprir uma missão difícil. Sua dedicação aos pobres, sua solidariedade e ternura marcam seus companheiros e arrancam belíssimos poemas de seu esposo.

"Eugenia" continua viva nos corações de seu povo.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir da página: http://servicioskoinonia.org/martirologio/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz