Galeria dos Mártires - Pe. Gaspar García Laviana

Pe. GASPAR GARCÍA LAVIANA
Mártir das Lutas Pela Libertação do Povo
NICARÁGUA * 11/12/1978


Gaspar García Laviana, sacerdote espanhol de Oviedo. Missionário na Nicarágua desde 1970 e membro da Frente Sandinista de Libertação. Morreu em combate com a Guarda Nacional.

Durante seu trabalho pastoral em San Juan del Sur e Tola denunciou constantemente a exploração em que vivia seu povo de adoção. 

Foi expulso várias vezes do país. A última vez, em julho de 1978, e a sua residência na Espanha serviu para amadurecer sua decisão de se incorporar na Frente Sandinista como combatente.

Ingressou clandestinamente na Nicarágua, escreveu uma carta a seus paroquianos e outra aos religiosos e sacerdotes, explicando as causas de sua opção. Desde então é o "Comandante Martín". Apreciadíssimo no acampamento por sua alegria e por ser o primeiro no combate e o último na retirada. 

Sacerdote até o fim, seus superiores (Missionários do Sagrado Coração) nunca o cobrou para que escolhesse entre seu sacerdote e a luta armada pela libertação de seu povo. 

"Em minha vida encontrei duas comunidades bem diferentes, ambas porém apaixonantes: a religiosa, onde sinto que me querem bem e me respeitam; e a sandinista, onde tenho grandes amigos do peito, onde repartimos tudo, onde diariamente colocamos a vida em jogo.

Texto retirado do livro: Sangue pelo Povo - Martirológio Latino-Americano - Ed. Vozes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu