Galeria dos Mártires - Pe. Gerardo Poblete Fernández

Pe. GERARDO POBLETE FERNÁNDEZ
Mártir da Paz e da Justiça
CHILE * 21/10/1973

Sacerdote salesiano chileno de 31 anos. Assassinado por espancamento em Iquique. Vítima de violação dos direitos humanos por parte de agentes do governo. Detido porque estava “espionando” um regimento do exército, quando na realidade o sacerdote e um seminarista olhavam um campo de esporte, com um binóculo.

Seu superior foi imediatamente à cadeia e encontrou Gerardo, que jazia no chão de uma cela, quase inconsciente, com uma ferida na cabeça. Atendeu-o espiritualmente e tratou de procurar um médico. Mas tudo inútil, Gerardo morreu logo depois.

Após os funerais o exército emitiu um documento em que o acusou de espionagem e de ter armas ilegais, declarando que sua morte foi causada pela ferida sofrida ao cair do veículo em que era transportado com as mãos atadas.

Um de seus carrascos confessaria mais tarde: “Espancávamos o pobre sacerdote que dizia: ‘Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem’”.

Na realidade, as verdadeiras acusações contra Gerardo eram de “marxista” e de “envenenador da mente dos jovens”.

Os que o conheceram de perto, ao contrário, afirmam que era um apaixonado pela justiça, parecendo às vezes até “irreverente”. Doutrinalmente seguro, estudioso, professor dedicado, amigo, um sacerdote autentico.

Texto do livro: Sangue Pelo Povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu