Galeria dos Mártires - Presentación Ponce e Companheiros

PRESENTACIÓN PONCE e COMPANHEIROS
Mártires da Revolução Nicaraguense
NICARÁGUA * 18/03/1981

Presentación foi um camponês nicaraguense, pai de nove filhos, delegado da Palavra, e mártir da libertação de seu povo.

Assassinado pela guarda somozista em Jiñocuao, município de Somotillo, em seu próprio rancho e diante de toda sua família.

Como delegado da Palavra, Presentación presidia as celebrações nas comunidades camponesas do norte de Chinandega e seu exemplo, como cristão, arrastou seus próprios filhos: dois deles, também, como delegados da Palavra.

Presentación aprendeu a ler e escrever, durante a Cruzada de Alfabetização, e seu entusiasmo no serviço aos irmãos aumentou na pátria libertada. Estimulou a criação de cooperativas de pequenos agricultores independentes, integrou-se às milícias populares e incorporou-se, com seus filhos e filhas, ao programa de Educação de Adultos e às campanhas de saúde.

Até que um grupo de oito guardas somozistas, procedentes de Honduras, invadiram a comarca. Depois de roubarem e prenderem vários camponeses e dois sacerdotes dominicanos, obrigaram um camponês a leva-los à casa de Presentación. Aí pediram água para beber e quando ele vinha para atendê-los, crivaram-no de balas.

Nas mesmas comunidades cristãs do norte de Chinandega, outros camponeses foram também assassinados pelas guardas somozistas: Abel Quintero, Rosendo García, Georgino Andrade, também delegado da Palavra. Novos mártires da Nicarágua, assassinados por defenderem a revolução dos pobres.

Texto elaborado por Tonny da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir do livro: Sangue Pelo Povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu