Galeria dos Mártires - Emiliano Péres Obando

EMILIANO PÉREZ OBANDO
Mártir da revolução Nicaraguense
NICARÁGUA * 03/02/1982

Emiliano Péres Obando, ministro da Palavra, combatente revolucionário, coordenador dos Comitês de Defesa Sandinista, juiz de direito em Bocana de Paiwas, Provincia de Zelaya.

Mártir da justiça em sua Nicarágua livre.

Caiu morto com sete balas no peito, assassinado pelas facções contra-revolucionárias, ao galgar a montanha para investigar um caso.

Emiliano, de 50 anos de idade e pai de 10 filhos, acabava de celebrar, com sua esposa, o vigésimo aniversário de casamento.

“Nosso irmão tinha conseguido pôr em pratica, na vida pessoal e familiar, a Palavra que pregava na capela”, comentavam os cristãos.

Condenado à morte durante a ditadura de Somoza, foi obrigado a cavar sua própria sepultura, mas conseguiu salvar-se e comprometer-se cada vez mais com as lutas de seu povo até integrar-se à Frente Sandinista de Libertação Nacional.

“Com a vitória revolucionária, Emiliano encontrou uma forma concreta de lutar pela realização do projeto do Reino de Deus. Encontrou-a no projeto popular sandinista. Era sua fé que o guiava em seu compromisso social e político... Sua fé era consciente e encarnada nas realidades. Expressava-se na sua entrega ao Cristo vivo na comunidade... Era um homem embebido da Palavra de Deus, com sede de justiça, amante da Igreja e dedicado à causa do povo”, disse o vigário episcopal de Zelaya Sur.

“Com teu exemplo e tua entrega à Revolução e ao serviço de Deus, queremos dizer-te que nós, teus companheiros, vamos seguir-te”, prometeram a Emiliano durante a missa de seus funerais.

Texto elaborado por Tonny da Irmandade dos Mártires da Caminhada,
a partir do livro: Sangue Pelo Povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu