Galeria dos Mártires - Sebastião Bezerra da Silva

SEBASTIÃO BEZERRA DA SILVA
Mártir da Tortura
CRISTALÂNDIA-TO * 27/02/2011

MEMÓRIA DE 5 ANOS DE SEU MARTÍRIO

Sebastião Bezerra da Silva, Secretário Executivo do Movimento Nacional de Direitos Humanos – Regional Centro Oeste e do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia/TO, foi brutalmente assassinado em 27 de fevereiro de 2010.

Sebastião Bezerra, militava na luta pelos direito humanos e justiça social. Tinha 40 anos de idade e recém formado em Direito, morava na cidade de Paraíso – TO onde deixou a esposa e duas filhas.

Estava envolvido na apuração da responsabilidade sobre o linchamento de um preso numa delegacia do interior. Nos últimos dias de sua vida vinha recebendo ligações estranhas, o que ele pensava que era apenas uma tentativa de intimidação devido ao processo que ele moveu contra policiais militares que tinham torturado uma pessoa.

Vinha denunciando práticas de tortura e assassinatos por parte da Policia Militar do Estado.

Foi encontrado enterrado em uma estrada entre Gurupi e Dueré, região sul do estado do Tocantins. 

Pela forma que morreu, tem todas as características de ter sido tortura seguida de morte, portanto, vingança.

Segundo informações, a causa da morte foi, asfixia por estrangulamento e amassamento do crânio. O corpo estava enterrado, ficando apenas com um dos dedos do pé de fora. Estavam quebrados o dedo do polegar esquerdo e uma das pernas. 

O caso de Sebastião se assemelha a outros casos, como o de Chico Mendes, Irmã Dorothy, Pe.Josimo, que por lutarem pelos direitos elementares; terra, educação, vida, e por se comprometerem pelas causas do povo foram assassinados na tentativa de silenciarem estas vozes proféticas e incomodas.

Que a luta destes tantos mártires, companheir@s de sonhos e esperanças sejam atualizado no dia-a-dia de todos os homens e mulheres que forjam um Outro Mundo Possível e Necessário.

Texto elaborado por Tonny da Irmandade dos Mártires da Caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz