Galeria dos Mártires - Massacre de Caracazo

MASSACRE DE CARACAZO
Mártires pelos Direitos
VENEZUELA * 27/02/1989

“El Caracazo”, uma revolta que aconteceu nos municípios de Caracas e Guarenas, no Estado de Miranda, durante o segundo mandato do Ex-presidente Carlos Andes Pérez. 

A população se revoltou contra o pacote de medidas econômicas arquitetadas pelo governo Pérez e solicitadas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que levou ao aumento dos preços dos alimentos e combustíveis.

Grupos de pessoas começaram uma série de protestos contra o aumento das taxas de transporte urbano e a falta de reconhecimento de passagem preferencial para estudantes por parte do Estado.

Tal inquietação se espalhou para outras partes do país, e consistiu, principalmente na queima de veículos de transporte urbano, saques e destruição de lojas.

Naquele dia, um setor da Polícia Metropolitana estava em greve, de modo que o controle da situação foi confiada às forças militares do  país. As tropas que foram destinadas a controlar a situação eram de jovens inexperientes de 17 e 18 anos, equipados com armamentos de grosso calibre.

A repressão militar e policial contra os protestos deixou centenas de mortos.

Os restos mortais de 71 venezuelanos assassinados foram sepultados no cemitério de Caracas. O restante dos cadáveres estão em uma vala comum por falta de identificação.

Mais de 2000 pessoas feridas e uma grande destruição.

Texto elaborado por Tonny da Irmandade dos Mártires da Caminhada.


                                                                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Pe. José María Gran Cirera e Domingo Barrio Batz