segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ROMARIA DOS MÁRTIRES DA CAMINHADA - 2016

R
omaria dos Mártires da Caminhada
16 e 17 de Julho de 2016
ibeirão Cascalheira - MT


“Bem-aventurados/as as/os que são perseguidos/as por causa da justiça, porque deles/delas é o Reino do Céu”. (Cf. Mateus 5,10)

Aos sonhadores e sonhadoras,
Profetas e profetizas
Testemunhas do Reino;


A Igreja de São Félix do Araguaia, onde o suor e o sangue fecunda o chão, já está em peregrinação, em caminhada. É tempo de preparar para Romaria. Nos dias 16 e 17 de julho de 2016 na cidade de Ribeirão Cascalheira, faremos memória dos 40 anos do martírio do Pe. João Bosco Penido Burnier, Pe. Rodolfo Lunkenbein e do índio Simão Bororo. Na mesma ocasião faremos memória do Martírio de Sepé Tiaraju – Patriarca da Causa Indígena, que há 260 anos gritou “Esta Terra é Nossa”.

Esta grande festa Pascal é um acontecimento de toda a Igreja de São Felix do Araguaia, e todas as Igrejas, que querem manter viva a memória daqueles e daquelas que deram e vem dando suas vidas pelas Causas do Reino: causa da casa, da terra e dos direitos humanos. Causa dos povos indígenas, quilombolas, camponeses/as, juventudes, crianças, adolescentes, mulheres, população em situação de rua. “A causa é que faz o mártir” (Santo Agostinho). E os mártires, pelas causas, pelo Evangelho, deram a vida, a Prova maior: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelos que ama (João 15,12-13).

O tema desta Romaria será: “PROFETAS DO REINO”, dando à profecia as três funções que a caracterizam: Anuncio, Denuncia e Consolo.
A profecia anuncia a Boa Nova: ela é evangelizadora por definição. A profecia denuncia o anti-reino: denuncia a má noticia de todos os sistemas e atitudes de morte. A profecia consola: É o pedido do próprio Deus, “consola o meu povo”. Opta pelos pobres, excluídos, marginalizados. A profecia que consola é misericordiosa, solidaria, cuidante, luta pela justiça e pela paz, é amorosa.

Com este espírito de romeiros/as, preparando-se para Romaria, como peregrinos/as, Profetas e Profetizas do Reino, que a Irmandade dos Mártires da Caminhada convoca as Comunidades Eclesiais de Base, as Pastorais Sociais, os Movimentos Populares, as Organizações Sociais e Entidades que trabalham na defesa da vida, e todas/todos as comprometidas e comprometidos com as Causas da Vida, para juntas e juntos, em mutirão, construir esta bonita celebração memorial: a nossa Romaria dos Mártires da Caminhada.

A Romaria já está acontecendo no coração e na vida das nossas comunidades, do Brasil, da Nossa América e do mundo. Com os Nossos Mártires, testemunhas, profetas e profetizas, nós todos e todas também devemos dar esse testemunho no dia-a-dia, sendo coerentes com a nossa fé, assumindo as causas da vida, as causas pelas quais tantos irmãos e irmãs regaram este chão com o próprio sangue para que tivéssemos um mundo mais humano: do bem viver, bem-conviver, bem-cuidar; amar nossa casa comum.

“Um Povo ou uma Igreja que esquecem seus mártires não merecem sobreviver”,
Bispo Pedro Casaldáliga.



4 comentários:

  1. COMO FAÇO PARA PARTICIPAR, SOMOS DE SÃO PAULO E QUEREMOS ESTAR NA ROMARIA DOS MARTÍRES...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia.
    Sou João Agnelo Diniz Sacramento, de Moju/Pará. Estive pesquisando no blog de vocês e não consegui achar o meu pai: Virgílio Serrao Sacramento,líder sindical assassinado em 05 de abril de 1987 em Moju. Meu email: jagnelo30 @gmail.com. Entrem em contato. PAZ!

    ResponderExcluir