Galeria dos Mártires - Pe. Joaquim Vallmajó

JOAQUIM VALLMAJÓ
Missionário e Mártir
RUANDA * 26/04/1994

Joaquim Vallmajó, nasceu em Navata, Espanha, filho de agricultores, o quarto filhos de seis irmãos. Pertencia a Ordem dos Missionários da Africa (Padres Brancos). Ordenou-se sacerdote em 1965 e logo partiu em missão para Ruanda, África.

Em 26 de abril de 1994, o padre Quim, como era conhecido, foi assassinado na cidade de Byumba, no norte de Ruanda, após servir por quase trinta anos este país Africano dos Grandes Lagos. Considerado um missionário e lutador incansável pela vida e a dignidade dos refugiados no país Africano.

No início dos anos noventa, deu início a organização guerrilheira Frente Patriótica Ruandesa (RPF), uma das facções em guerra em um conflito armado e violento que teve terríveis consequências para a população civil deste pequeno país.

Neste país devastado pela guerra, de pessoas humildes e despossuídas, é que levou o padre Quim a se posicionar em favor do povo e trabalhar para melhorar a vida de milhares de agricultores ameaçados por dificuldades econômicas e da guerra. 

Ele era uma voz crítica e discordante, e denunciou os abusos de poder e violações dos direitos humanos que foram cometidos em um confronto longo e complexo que foi além das supostas diferenças étnicas entre os principais habitantes do Ruanda, o Hutus e Tutsis. Esta atitude ética, em conformidade com as suas convicções religiosas, o fez uma pessoa marcada pelos seu compromisso com o povo.

Depois de um sangrento Abril de 1994, em que centenas de milhares de pessoas foram mortas e muitas outras tiveram de se refugiar em zonas fronteiriças de países vizinhos, especialmente no antigo Zaire, onde massacres e perseguições continuaram no contexto do exílio e deslocamento forçado. 

Entre 1988 e 1994, manteve uma estreita relação com o grupo Anistia Internacional Alt Empordà, o envio de relatórios e alegações de graves violações dos direitos humanos cometidas em Ruanda e, por extensão, a região dos Grandes Lagos africano, isso lhe custou a vida.

Padre Quim foi um desses construtores de paz que está totalmente integrado no coração do povo ruandês, ele apoiou o povo até o fim, até o sacrifício supremo. 

Algumas frases do padre Quim:

"A aplicação de certos princípios dos "direitos do homem rico e poderoso" são a causa do aumento de refugiados em todo o mundo". Maio de 1989.
  
"Eu não tenho medo! Eu digo a você; ser cercado por crianças famintas, doentes e pobres sobre palafitas faz você sem medo". 23 de junho de 1992.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu