1° de Maio - DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES

Dia Internacional dos Trabalhadores

No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu uma grande greve geral dos trabalhadores. Saíram todos às ruas.

No dia 3 houve um confronto entres dos trabalhadores e policiais. Mas “as forças da ordem” lhes responderam a bala. E ali caíram mortos 6 trabalhadores e outros 50 ficaram feridos.

“Ontem – dizem os operários – as mulheres e os filhos dos pobres choravam por seus maridos e pais fuzilados enquanto num palácio os ricos enchiam seus copos de vinhos caros e bebiam à saúde dos bandidos da ordem...! Secai vossas lágrimas, vós que sofreis! Tende coragem, escravos! Erguei-vos!”.

E no dia seguinte havia muito mais gente nas ruas, e grevistas de todas as origens, uma grande multidão. Chicago inteiro estremeceu ante o poder dos pobres que se uniam em comunhão aos operários assassinados por defenderem seus direitos e dignidade.

A resistência destes trabalhadores deu resultado, conseguiram que as horas de trabalho fossem reduzidas e a força e exemplo destes trabalhadores estendeu-se até aos últimos rincões da terra, estimulando cada operário que reivindicasse seus direitos ao trabalho digno.


A partir desta luta, hoje em muitos países se celebra este dia, como memória e compromisso com os trabalhadores assassinados e como dia de luta e resistência.

Texto elaborado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada.
                                                                 

      
 



    






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu