Galeria dos Mártires - Rafael Hermández

RAFAEL HERMÁNDEZ
Mártir da luta pela terra
MÉXICO * 22/03/1988

Rafael Hernández, líder camponês, mártir da luta pela terra entre seus irmãos no México.

Trabalhador camponês de 46 anos, pai de dois filhos, cristão militante da comunidade de Guadalupe, Amatán, Chiapas.

Sua pobreza o impediu de ir à escola. Não era dono de um pedaço de terra ou uma moita de café. Mas um lutador ativo do Comitê de Defesa dos Camponeses.

Morto por pistoleiros pagos pelo Fazendeiro. Os agricultores lutam para derrubar o Comitê a Ernesto Ocaña, ex-presidente municipal, confiante fazendeiro Erwin Tessman, cacique, déspota para os agricultores. Rafael marcha a frente de seus irmãos para pedir impeachment e auditar para Ocaña.

O objetivo é alcançado, porém é a sentença de morte para Rafael. Não lhe perdoam sua liderança e seu compromisso com a causa dos camponeses. O ameaçam de morte.

Naquela tarde, caminha sozinho pela aldeia, onde se escondem mercenários Tessman para assassiná-lo. Para preencher as formalidades, acusaram ​​de assassinato a Benito Hernandez, da comunidade de Guadalupe, torturado para confessasse culpado. Perseguiam os catequistas Juan e Luis Castellanos, acusando-os de suspeitos. 

A Comunidade Amatán reflete, esperançada, ante o fato: “A morte de Rafael Hernández se parece muito a de Jesus, porque Jesus vinha anunciando e denunciando, por isso o perseguiram até a morte os poderoso”. Rafael dedicado seu tempo a ver o bem do nosso povo, de por ele derramou seu sangue.

 Texto organizado por Tonny, da Irmandade dos Mártires da Caminhada, a partir da página: 
http://servicioskoinonia.org/martirologio/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu