Galeria dos Mártires - Pe. Juan Pablo Rodríguez Ran

Pe. JUAN PABLO RODRÍGUEZ RAN
Mártir da Justiça
GUATEMALA * 27/06/1982

Padre Juan Pablo Rodrígues Ran, sacerdote indígena, Vigário da Igreja de Santo Domingo, em Coban. Seus sermões em favor da justiça e contra a opressão de seu povo é considerado "subversivo" pelo exército por seu compromisso com o povo, e a polícia o advertia: "para que não mais orientasse o povo sobre seus direitos, porque o quadrões da morte estava de olho nele para matá-lo". 

Essas repetidas ameaças de morte eram conhecidos por outros padres. As ameaças foram cumprida após o Pe. Juan Pablo terminar de celebrar a Eucaristia, quando voltava para o convento. Policiais que conduziam um caminhão verde oliva, com a placa encoberta, dispararam tiros contra o padre, assassinando Juan Pablo brutalmente. 

O esquadrão da morte que os soldados lhes falaram eram eles mesmo.

O Arcebispo, o Cardeal Mario Casariego, estava ciente das ameaças à Juan Pablo. Ele adverte ao padre sobre o perigo de vida corria, e lhe disse: "que poderia ser dedicado a causas mais eficazes para a salvação das almas". A exortação de seu bispo coincide com a de seus assassinos, em que a missão do sacerdote deve ser puramente espiritual e não a da denúncia profética do Evangelho contra a injustiça sofrida por seu povo indígena.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Galeria dos Mártires - José Ribeiro

Galeria dos Mártires - Arlen Siu